NOSSO BLOG

A importância da imunização de pequenos animais

A proteção contra algumas doenças deve ser uma preocupação constante dos proprietários de cães e gatos. Por isso, a melhor maneira é estar em dia com a vacinação, observando bem a agenda para a aplicação das mesmas, bem como um bom médico veterinário para realizar esta função.

Para os cães, as vacinas disponíveis são: V10 que protege contra cinomose, parvovirose, leptospirose, hepatite viral canina, coronavirose, adenovirose e parainfluenza. Ela deve sr ministrada a partir dos 45 dias com intervalo de 21 a 30 dias nos filhotes e são feitas 3 doses. Já os adultos devem ser revacinados a cada 1 ano.

Vacina antirábica que é feita todos os anos.

Vacina contra a Giardia que são feitas 2 doses quando filhote com intervalo de 21 a 30 dias e depois feita em reforços anuais os adultos.
Vacina contra a Tosse dos Canis ou Gripe canina com protocolo igual ao da giardia no caso da vacina injetável.

Vacina contra Leishmaniose em que é feito um teste sorológico antes do inicio. São 3 doses com intervalo de 21 dias e depois reforços anuais após 1 ano da primeira dose. Importante dizer que esta vacina não pode ocorrer atraso.

Para os gatos devemos escolher entre a vacina V4 Ou V5, sendo a diferença entre elas a proteção contra a Leucemia Viral felina na V5, portanto a V5 protege contra rinotraqueíte, calicivirose e panleucopenia, clamidiose e Leucemia Viral Felina. Importante lembrar que o teste de Fiv/Felv (imunodeficiência viral felina e leucemia viral felina) são indicados antes da vacinação dos gatos.

Estes são apenas alguns exemplos de vacinas, sendo crucial que o animal esteja saudável e sem parasitas durante a vacinação.

Venha nos conhecer e tire suas dúvidas.