Ortopedia

Ortopedia Veterinária em Florianópolis

A ortopedia em pequenos animais cuida da estrutura esquelética dos mesmos, sendo considerada uma das especialidades que mais crescem; pois com o avanço na idade dos pets eles tendem a desenvolver problemas ortopédicos degenerativos e a locomoção faz parte da qualidade de vida dos pets. 

Muitas das doenças que acometem os cães e gatos necessitam de tratamento cirúrgico. Como as fraturas, luxações e as hérnias de discos.

Na maioria dos atendimentos ortopédicos, o exame de Raio X é realizado. Em alguns casos, lançamos mão de utilizar também o ultrassom, Tomografia Computadorizada e até Ressonância Magnética.

Na AnimalVet, a ortopedia é levada muito a sério. Esta é a especialidade escolhida pelo Dr.Carlos Pirk, nosso responsável técnico. Ele começou os estudos na área em 2009 e de lá para cá vem participando dos principais cursos.

5 Principais cirurgias ortopédicas

1. Luxação de patela

Bastante comum no dia a dia do atendimento clínico veterinário de cães e gatos, a luxação de patela prejudica a mobilidade e também muita dor ao animal. A patela, também conhecida como rótula é o osso do joelho do animal.

que tem o alinhamento com o quadril e sua principal função é segurar boa parte da estrutura óssea. Mas, quando há luxação acontece o desencaixe das articulações do joelho do animal.

A única maneira de tratamento da luxação de patela é o cirúrgico. Nesse procedimento,  a patela é recolocada em seu devido lugar, permitindo que o animal recupere seu apoio e mobilidade.

2. Fraturas

Causada por batidas, quedas, atropelamentos e outra série de pequenos acidentes. As fraturas podem causar outras complicações com a necessidade de intervenção de um o ortopedista veterinário. 

Normalmente quando um animal sofre um trauma desses, o atendimento precisa ser rápido para minimizar a dor. A cirurgia ortopédica nesse caso pode ser necessária em casos em que há necessidade de fixação da fratura. Na AnimalVet utilizamos implantes de qualidade, nosso centro cirúrgico é bem equipado e equipe bem treinada. Tudo para que seu pet tenha uma recuperação mais tranquila e segura.

3. Ligamento cruzado

Geralmente causado pelo excesso de força sobre a articulação, trauma, doença imunomediada, ou até mesmo pelo excesso de peso do animal. O ligamento cruzado pode romper por fadiga crônica das estruturas do joelho.

Nos casos de insuficiência ligametar ou ruptura completa do ligamento, a intervenção cirúrgica é a melhor opção. Quando há instabilidade do joelho.    e a cirurgia não é feita rapidamente tendem a causar outras lesões, como a ruptura do menisco e artrose em demasia. Existem algumas técnicas para a resolução do problema, na maioria das vezes são cães de médio e grande porte e costumamos utilizar a técnica chama TPLO.

4. Hérnia de disco

Cães entre 2 a 7 anos podem apresentar degeneração crônica dos discos da coluna vertebral, a chamada doença do disco intervertebral. Traumas e excesso de exercícios podem favorecer a ruptura deste disco intervertebral e herniação do disco com consequente compressão da medula. Esta medula quando comprimida pode causar dor intensa no cãozinho ou até paraplegia, com perda dos movimentos, da sensibilidade e controle da urina e das fezes.

Existem quadros em que o paciente necessita apenas ser medicado e mantido em repouso e casos em que o paciente precisa passar por uma cirurgia. Somente um cirurgião ortopedista tem as condições necessárias para avaliar este paciente e indicar a melhor opção de tratamento.

5. Displasia Coxofemoral

Uma doença em que existem um mau encaixe entre os ossos do quadril (cabeça do fêmur e acetábulo). Esta condição é multifatorial, com envolvimento de uma série de genes, ambiente onde o pet é criado e até sua condição corpórea como a obesidade. 

O diagnóstico é clinico e radiográfico, e o tratamento pode consistir no uso de medicações e até cirúrgico dependendo de uma série de fatores.

Somente um cirurgião ortopedista tem as condições necessárias para avaliar este paciente e indicar a melhor opção de tratamento.

PERGUNTAS FREQUENTES - Ortopedia

O atendimento é agendado com a recepção, solicitamos que os exames anteriores do paciente sejam levados para que o ortopedista possa avaliar. Caso sejam exames antigos ou seu pet ainda não os fez podemos fazer em nossa clínica.

Geralmente são recomendados exames de raio X que são feitos na AnimalVet e em casos mais específicos a tomografia computadorizada e ressonância magnética podem ser solicitadas.

Temos a vantagem de o cirurgião ortopedista ser o responsável técnico do estabelecimento, e o acesso a retornos e informações são facilitadas já que o veterinário atende somente na AnimalVet.

As cirurgias ortopédicas podem variar muito entre as técnicas utilizadas. As mais comuns são as fraturas, onde na maioria dos casos são utilizadas placas e parafusos e alguns casos os fixadores externos.

Recebemos também muitos casos de hérnia de disco, casos em que os pacientes podem parar de caminhar e sentir as patinhas. Neste caso o cirurgião avalia o paciente e verifica se a cirurgia é viável e se as chances de recuperação são grandes.

As luxações de patela também são comuns em nossa rotina, às técnicas variam muito de acordo com o grau da patologia. Existem 4 graus, sendo que o grau 3 e 4 são os mais complexos.

Outra patologia ortopédica de alta ocorrência, é a ruptura do ligamento cruzado cranial e as técnicas mais utilizadas são a sutura flabelo tibial em cães de pequeno porte e a TPLO em cães de médio e grande porte.

Quer agendar um horário para o seu pet?

Entre em contato conosco!

ANIMAL VET · 2020 © Todos os direitos reservados | Desenvolvido por: MarketVet